domingo, 20 de maio de 2007

O adeus de Maria Lenk

A nadadora Maria Lenk morreu no dia 16 de abril de 2007, segunda-feira, aos 92 anos, vítima de uma parada cardíaca e insuficiência respiratória sofrida enquanto nadava no parque aquático do Flamengo, no Rio. Maria Lenk estava se preparando para disputar a prova de 1.500 metros do Campeonato Brasileiro de Masters, em Brasília.

Aos 17 anos, Maria Lenk já era atleta de nível internacional. Tornou-se a primeira sul-americana a competir numa Olimpíada, em Los Angeles no ano de 1932. No início dos anos 40, Maria Lenk, única mulher na delegação de nadadores sul-americanos nos EUA, quebra doze recordes norte-americanos e aproveita sua estadia para concluir o curso de Educação Física na Universidade de Springfield.

Em 1942, abandona a carreira e ajuda a fundar a Escola Nacional de Educação Física na Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro. Depois da aposentadoria, Maria Lenk retorna gloriosamente à raia das piscinas para competir na categoria Master. Participou de competições até os 85 anos de idade.

No campeonato mundial da categoria 85-90 anos, realizado em agosto de 2000, ela voltou de Munique com cinco medalhas de ouro! Maria Lenk foi campeã dos 100 m peito, 200 m livre 200 m costas, 200 m medley e 400 m livre. Nesse torneio, ela ganhou o apelido de Mark Spitz da terceira idade, uma referência às sete medalhas de ouro que o nadador norte-americano ganhou na Olimpíada de Munique, em 72.

Maria Lenk entrou para o Hall da Fama da natação em 1988 e foi homenageada com o Top Ten da Federação Internacional (Fina), título dado aos 10 melhores nadadores da categoria Master no mundo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu encontrei você no lugar que deveria encontrá-la (estar).

Lá, encontrei você que deveria estar, no lugar que eu...

...deveria encontrá-la. No lugar que eu encontrei você.

Encontrei no lugar que você deveria estar. Eu encontrá-la?

Estar lá deveria encontrá-la? Você, eu, no lugar que encontrei.

Lugar lá encontrei eu. Você, deveria estar no lugar que...

... eu encontrá-la deveria. Lá, encontrei você. “No” estar eu.